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 Escrito por Anderson às 21:15:40
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Santo Daime

 
 

Santo Daime

SANKTA DAJMO



 Escrito por Anderson às 11:21:57
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O Santo Daime no Fantastico

 
 

O Santo Daime no Fantastico



 Escrito por Anderson às 16:12:42
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Jesus e São Francisco

 
 

Jesus e São Francisco



 Escrito por Anderson às 12:41:04
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Rainha da Floresta

 
 

Rainha da Floresta



 Escrito por Anderson às 12:39:22
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Mandalas

 
 

Mandalas

 



 Escrito por Anderson às 12:37:08
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Ayahuasca

 
 

Ayahuasca

"...EU BRILHO NA FLORESTA PORQUE ELA ME PERTENÇE..."

(en Esperanton)

"... Mi brilas en la ĝangalon ĉar ĝi apartenas min..."



 Escrito por Anderson às 14:46:43
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Atendu fotoj

 
 

Atendu fotoj

Saluton!

Baldaŭ mi metos ĉi tie kelkaj fotoj de 44-a Brazila Kongreso de Esperanto kaj fotoj de 20º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga.

Atendu!




 Escrito por Anderson às 17:54:45
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Dancu

 
 

Dancu

S a n k t a   D a j m o



 Escrito por Anderson às 09:05:01
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Desfile de aniversário da cidade de Divinópolis

 
 

Desfile de aniversário da cidade de Divinópolis

População prestigia desfile de aniversário da cidade

 

02/06/2009

A avenida 1º de Junho foi tomada pela população na manhã da segunda-feira (01/06), que compareceu em peso para assistir ao desfile cívico-militar em comemoração ao aniversário da cidade de Divinópolis MG. Várias autoridades estiveram presentes no palanque oficial, montado no cruzamento com a rua Rio de Janeiro e acompanharam as várias entidades que desfilaram em homenagem aos 97 anos da cidade. A organização e a emoção foram destaques na data magna do município que, agora, inicia a contagem regressiva para o centenário em 2012.

A solenidade teve início pontualmente, às 8h, na rotatória da praça Dom Cristiano (Praça da Catedral), onde houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais, de Divinópolis, e de São Gonçalo do Pará, Cidade Amiga 2009. Em seguida, o vice-prefeito e o prefeito de Divinópolis, Francisco Martins e Vladimir Azevedo, respectivamente, o prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli, e o Padre Reni Nogueira dos Santos, representante da Diocese de Divinópolis, discursaram sobre a data magna do município. Vladimir Azevedo entregou um troféu ao prefeito de São Gonçalo em referência àquele município ter sido escolhida “Cidade Amiga 2009” e uma placa ao Padre Reni em homenagem aos 50 anos da Diocese de Divinópolis.

O prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli, afirmou ser uma satisfação enorme receber esta homenagem. “Todos nós, sãogonçalenses, estamos emocionados e felizes por este reconhecimento. Os nossos municípios são próximos e os munícipes têm sempre uma convivência harmoniosa. Também nos sentimos felizes em participar das comemorações dos 97 anos de Divinópolis, a nossa 'Princesinha do Oeste', a capital do centro-oeste. Todos nós da região torcemos muito para que Divinópolis continue crescendo, se desenvolvendo, alavancando o crescimento de toda a nossa região. Que Deus dê a cada divinopolitano muita saúde e muita força para que continue trabalhando firme até a chegada do centenário, que será uma grande festa, que nós da região estaremos sempre apoiando e torcendo para que tudo caminhe da melhor maneira possível”, disse.

Vladimir Azevedo ressaltou que a comemoração do aniversário de 97 anos de Divinópolis abre a contagem regressiva para o centenário, momento aguardado com entusiasmo pela população. Neste ano será nomeado o conselho do centenário assessorará o prefeito em todo o planejamento desta festa. Para ele, o maior presente que a população pode ganhar é que o dinheiro público retorne ao público com agilidade, resolvendo os gargalos estruturais, logísticos e de serviços públicos de todas as áreas. Vladimir explicou que pretende trabalhar sempre buscando a excelência, com um serviço público de qualidade e inclusivo, fazendo com que o dinheiro público renda cada vez mais, para ter grandes obras, conquistas e festejos.

“Este aniversário de 97 anos é um marco na minha vida pessoal e política, meu primeiro aniversário como prefeito de Divinópolis. Ao mesmo tempo, inicia a contagem regressiva para o seu centenário. É motivo de muita honra e alegria estar junto com a população de Divinópolis compartilhando este momento com muito civismo, muita cidadania, mostrando a sociedade para a própria sociedade. Espero para o centenário manter uma cidade alegre. Divinópolis tem esta característica e a gente tem que fomentar sempre, de ser um povo alegre e acolhedor e ter uma Prefeitura empreendedora, que faz as coisas acontecerem, como estamos procurando fazer neste início de mandato”, disse.

O vice-prefeito Francisco Martins comentou a alegria do momento de festividade e agradeceu o empenho de todos os servidores municipais, responsáveis pelos resultados positivos desta administração. “É uma felicidade muito grande ter esta honra de cumprir esta etapa da vida enquanto vice-prefeito e comemorando os 97 anos de Divinópolis. É uma honra e aumenta o nosso desafio de cada vez lutarmos mais para ter uma gestão pública mais eficiente junto ao prefeito Vladimir. Vamos continuar fazendo aquilo que já estamos fazendo: muita dedicação que Divinópolis merece. Os bons resultados obtidos até agora mostram o empenho da equipe, de cada um na sua área. Queria agradecer a todos os servidores municipais, agradecer pela dedicação diária. Vamos juntos fazer uma Divinópolis melhor, mais feliz, vamos crescer de verdade”, afirmou.

Autoridades parabenizam município

Após a cerimônia na Praça Dom Cristiano, as autoridades seguiram para o palanque no cruzamento da avenida 1º de Junho com a rua Rio de Janeiro, onde se posicionaram para assistir ao desfile. Durante as três horas e meia de duração, 27 entidades civis e militares desfilaram para o público.

O deputado estadual Dr. Rinaldo Valério ressaltou a hospitalidade da cidade, marca que tem que ser preservada e enaltecida. “Tenho o prazer de representar Divinópolis na Assembléia através do voto do povo de minha cidade e, graças a Deus, tenho me empenhando para representar cada vez melhor, com carinho, com amor, com força de trabalho, porque Divinópolis merece. Esta cidade que cresce a cada ano, dá oportunidade para pessoas daqui e para pessoas que vem de fora e abraçam Divinópolis como cidade mãe, são todos muito bem recebidos. Nossa cidade é cosmopolita, ela recebe todos de braços abertos, por isso é uma grande cidade, a maior do centro-oeste mineiro. Divinópolis merece este carinho do seu povo. A cidade tem que crescer, tem que ter pessoas a frente da Prefeitura, como o prefeito Vladimir, fazendo um trabalho sério, valorizando a nossa cidade. É isso que temos que fazer. Me orgulha muito estar aqui hoje junto dessas autoridades”, enalteceu.

Já o deputado estadual Domingos Sávio enfatizou a alegria em fazer parte deste momento, marcante na história do município. “É uma alegria ver esta manhã em que o nosso povo vem pras ruas para comemorar, mostrando o amor que todos nós temos com Divinópolis, o compromisso que nós temos com esta nossa cidade querida. Portanto, estes 97 anos, quase um século, representam o trabalho de muita gente, a história se faz através da luta de todos. E eu fico muito feliz em fazer parte desta história, dedicando meu trabalho, com muito carinho, todas as minhas forças para que Divinópolis seja cada dia melhor”.

O deputado federal Jaime Martins Filho falou sobre os desafios que o município ainda tem para chegar no centenário. “O 1º de Junho é sempre uma oportunidade em que a cidade faz uma reflexão. É um momento em que a gente pára e vê as coisas que nós conquistamos e aquilo que ainda precisamos fazer. Estamos nos aproximando dos 100 anos e a cidade tem avançado muito em muitos setores. E temos ainda coisas a serem vencidas como a recuperação do Rio Itapecerica, o desafio da saúde, de pelo menos dobrar o número de leitos do SUS e dar um atendimento condizente com aquilo que é o porte da nossa cidade, o desafio da transposição dos trilhos. Temos muitas coisas a fazer ainda para chegarmos aos 100 anos com esta cidade na condição que queremos. Divinópolis é pra mim a melhor cidade do mundo. Mas sempre é possível fazer um pouco mais para melhorar e dar mais qualidade de vida a nossa população”, afirmou.

Edmar Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, disse, em nome dos demais vereadores, da importância da data magna do município. “É uma alegria muito grande para todos nós divinopolitanos estes 97 anos, rumo ao centenário. Isto para a Câmara Municipal é muito importante. Nós esperamos que o Divino Espírito ilumine todos os divinopolitanos para que nós possamos ter uma cidade melhor para se viver”, concluiu.

Já o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL - de Divinópolis, Petrônio Aquino, afirmou que é uma satisfação e um prazer estar presente no desfile de 1º de Junho, nas comemorações do aniversário da cidade. “Divinópolis é para nós, da CDL, e pessoalmente, uma cidade importante no centro-oeste de Minas Gerais. Então a gente faz questão de estar presente na solenidade. A proximidade que temos com o Executivo e o Legislativo tem facilitado muito a questão da CDL, das lojas de Divinópolis. Entendemos que esta parceria está só iniciando e que vamos colher bons frutos com a administração de Divinópolis”, disse.

Autoridades militares e eclesiásticas

Além das autoridades políticas, representantes militares e religiosas se fizeram presentes na cerimônia. O Tenente Coronel Eduardo Campos, comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, destacou a satisfação de comemorar junto à comunidade os 97 anos de emancipação política de Divinópolis. “A Polícia Militar, desde o início da cidade, faz parte, trazendo trabalho e segurança para a comunidade, da qual fazemos parte. Por isto estamos felizes também em estar aqui com todas as autoridades, com os munícipes, aproveitando para parabenizar esta comunidade ordeira e bonita de Divinópolis”, ressaltou.

O comandante do 10º Batalhão de Bombeiros Militares, Major Matos, também ratificou a alegria pela instituição estar presente na data. “Particularmente, eu que participo como comandante do Corpo de Bombeiros pela primeira vez, diria que é um momento inusitado, especial, em que o Corpo de Bombeiros dá a sua parcela dentro do contexto de suas atribuições, fazendo com que a cidade de Divinópolis tenha tranqüilidade e segurança com a presença da instituição. E que a gente possa, cada dia mais, executar nossas missões, dando a tranqüilidade que o povo divinopolitano merece”, afirmou.

O Padre Reni Nogueira dos Santos representou o Bispo da Diocese de Divinópolis, Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, que estava em viagem devido ao falecimento de sua mãe. O sacerdote proferiu a benção no momento inicial das comemorações da data magna, na rotatória da Praça Dom Cristiano, e depois assistiu ao desfile no palanque oficial. Ele falou da alegria da data, ainda no clima de comemoração dos 50 anos da Diocese de Divinópolis.

“Quero parabenizar nossa administração na pessoa do prefeito Vladimir e sua equipe, e dizer que é uma alegria poder estar aqui por duas razões: primeiro, porque eu sou divinopolitano. Depois, por estar representando o nosso Bispo, que está em viagem, por questões de problema familiar. Mas por trazer aqui esta palavra de Dom Tarcísio, de apoio, de presença, e da alegria de ser o nosso 4º Bispo. Parabéns pela organização do evento dos 97 anos de Divinópolis e que a paz de Deus possa fortalecer cada vez mais nossa cidade e nosso povo”, disse.

Padre Reni ainda relembrou o tema da Campanha da Fraternidade 2009, a segurança pública, e afirmou que este momento deve ser de união de todos em busca da paz. “Nada melhor do que unirmos nossas forças de cidadãos e cidadãs, vivendo o espírito verdadeiramente de paz, de segurança na família, em todos os lares. Então, representando o nosso Bispo Dom Tarcísio, deixo aqui uma benção toda especial para que as famílias vivam a paz, e nossa cidade seja, realmente, um verdadeiro espelho de harmonia e de paz. Felicidades e que Deus ilumine a todos”, finalizou.



 Escrito por Anderson às 10:59:26
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Projeto Fazendo Arte

 
 

Projeto Fazendo Arte

CULTURA: Projeto de Divinópolis é premiado no Estado

22/12/2008

A peça cultural “Mojubá: Brasil em preto e branco”, resultado do Projeto Fazendo Arte, viabilizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, foi eleita a melhor mostra artística de 2008 de Minas Gerais. A premiação ocorreu na quarta-feira (17/12) no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. A coordenadora do projeto, Lenir de Castro, recebeu ainda das mãos do vice-governador, Antônio Anastasia, o prêmio de melhor coordenação do em todo o Estado.

Estiveram presentes na cerimônia a Secretária Estadual de Educação, Vanessa Guimarães Pinto, o Secretário de Governo Danilo de Castro, a Secretária Adjunta da Secretaria de Estado de Cultura, Sylvana Pessoa, Marcelo Andrade, Presidente da ONG Humanizarte, Luiz Gonzaga Leal, Diretor Territorial da TIM e Conceição Maciel, representante da Gerdau - Divinópolis.

O projeto realizado em Divinópolis concorreu com outros desenvolvidos por toda Minas Gerais, inclusive com cidades de forte tradição cultural como Uberlândia, Araxá, Uberaba, Varginha e Poços de Caldas, entre outras. O júri da premiação foi composto por integrantes da ONG Humanizarte. Na premiação, Antônio Anastasia teceu elogios ao trabalho realizado na cidade, ressaltando a importância do projeto que, além de levar cultura aos cidadãos, estimula crianças e jovens a terem uma vida mais digna.

O “Mojubá: Brasil em preto e branco” foi realizado em 2008 em Divinópolis com alunos da rede pública de ensino, através do projeto Fazendo Arte. A direção artística do espetáculo foi de responsabilidade de Lene Pereira. Segundo a coordenadora, Lenir de Castro, o espetáculo que mescla música, dança e artes cênicas, mostra a influência do negro na cultura brasileira. A peça, que tem direção de Lene Pereira, foi apresentada três vezes, todas elas em sessões lotadas no Teatro Municipal Usina Gravatá.

Este é o segundo ano consecutivo que Lenir de Castro recebe o prêmio de melhor coordenação estadual, através de projetos de Lei Estadual de Incentivo a Cultura. O espetáculo “Mojubá: Brasil em preto e branco” tem patrocínio da Gerdau e a parceria da Prefeitura de Divinópolis e a TIM.



 Escrito por Anderson às 10:37:43
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Santo Daime

 
 

Santo Daime

La teo de Sankta Dajmo

 



 Escrito por Anderson às 12:01:28
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Santo Daime

 
 

Santo Daime

Centro Eclético da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Centro Eclético da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra (CEFLURIS) foi fundado por Sebastião Mota de Melo, em 1974, na atual Vila Céu do Mapiá, no município de Pauini, Amazonas. É uma das principais vertentes do culto de origem amazônica denominado Santo Daime. Esta entidade é responsável pela expansão da doutrina do Santo Daime para além do estado do Amazonas, fato que teve seu início por volta dos anos 80.

Seu atual presidente é o filho de Sebastião Mota, Alfredo Gregório de Melo, chamado entre os seguidores do Santo Daime por Padrinho Alfredo, é, também, o principal chefe religioso desta doutrina atualmente.

História

Após a morte de Raimundo Irineu Serra, Sebastião Mota, junto com alguns seguidores, deixou o Alto Santo, onde estava situada a comunidade dos seguidores de Mestre Irineu e criou, em meados da década de 70 ,a comunidade da Colônia Cinco Mil, em Rio Branco no Acre. Em 1974, foi registrado no cartório dessa cidade o Centro Eclético da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra e publicado seus primeiros estatutos, de cunho eminentemente regionalista. Nos anos 80, cumprindo as mensagens espirituais dos hinos que recebia na época (Hinário da Nova Jerusalém), mudou a comunidade para o coração da floresta amazônica, na localidade denominada Rio do Ouro. Dois anos depois, iniciou a abertura, no igarapé, da Vila Céu do Mapiá.

Em 1989, durante o primeiro Encontro das igrejas daimistas no Céu do Mapiá, foi aprovado o novo Estatuto do CEFLURIS, que passou a ser uma entidade âmbito nacional. Esse estatuto era mais avançado que o primeiro e já previa os desdobramentos da entidade ao nível internacional.



 Escrito por Anderson às 11:44:27
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Música Barroca de Minas

 
 

Música Barroca de Minas

A Música Barroca de Minas Gerais





1. Uma Introdução: redescobrindo o passado musical brasileiro

No século XVIII, a capitania brasileira de Minas Gerais foi o destino de aventureiros numa corrida ao ouro, que gerou fortunas em Portugal e em seu principal fornecedor de produtos manufaturados, a Inglaterra, e também criou uma sociedade rica e refinada no próprio território das minas.

Esta sociedade gerou mestres artesãos, destacando-se o escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e o pintor Manuel da Costa Ataíde. Eles construíram inúmeras igrejas ricamente ornadas com o ouro da região, no estilo maneirista então predominante em Portugal.

A música estava presente nas cerimônias religiosas e em eventos especiais. Mas, como a imprensa não era permitida na colônia, ela circulava somente em manuscritos e, por esta limitação, passou mais de um século esquecida em antigos arquivos e baús. É o caso, por exemplo do compositor Joaquim de Paula Souza, cuja antífona de São Joaquim, Laudemus Virum Gloriosum <> acabou por chegar até nós, junto com outras poucas.

A partir de 1939, o musicólogo alemão (naturalizado uruguaio) Francisco Curt Lange(1903-1997), partindo da idéia de que uma civilização que gerou artistas como o Aleijadinho deveria ter gerado também mestres na arte da música, viajou pelo interior de Minas Gerais, adquirindo partituras das famílias dos antigos músicos.

Lange percorreu cidades como Prados, Mariana, São João d"El Rey e Tiradentes. No final dos anos 50, ele havia reunido milhares de partituras, cujo provável destino seria a destruição. Descobriu toda uma geração de músicos que, sem o seu zeloso trabalho, estaria condenada ao esquecimento.

Este é a introdução de uma série de artigos, nos quais será narrada a história da música barroca de Minas Gerais e seus principais compositores. Eles foram mestres de um estilo sem paralelo na história da música mundial, um verdadeiro amálgama das culturas portuguesa, indígena e africana, formadoras do nosso país.



 Escrito por Anderson às 11:16:47
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Santo Daime

 
 

Santo Daime

SALUTON!

En la  pasinta semajno mi konis la Sanktan Dajmon kaj ĝi tre interesiĝis min.

Portugala

O Santo Daime é uma manifestação religiosa surgida em plena região amazônica nas primeiras décadas do século XX. Consiste em uma doutrina espiritualista que tem como base o uso sacramental de uma bebida enteógena, o ayahuasca, com o fim de catalisar processos interiores e espirituais sempre com o objetivo de cura e bem estar do indivíduo. A doutrina não possui proselitismo, sendo a pratica espiritual essencialmente individual, sendo o autoconhecimento e internalização os meios de obter sabedoria.

Segundo seus adeptos, a doutrina do Santo Daime é uma missão espiritual cristã , que encaminha os seus praticantes ao perdão e a regeneração do seu ser. Isto acontece porque o daimista, ao participar dos cultos e ingerir o Santo Daime inicia um processo de auto conhecimento, que visa corrigir os defeitos e melhorar-se sempre, para que possa um dia alcançar a perfeição.

Nos rituais sempre há uma forte presença musical. São sempre cantados hinos religiosos e são usados maracás, um instrumento indígena ancestral, na maioria dos locais de culto.

Surgiu no estado brasileiro do Acre, no início do século XX, tendo como fundador o lavrador e descendente de escravos Raimundo Irineu Serra, que passou a ser chamado dentro da Doutrina e por todos que o conheciam como Mestre Irineu. Após conhecer a bebida sacramental chamada de ayahuasca pelos nativos da região Amazônica, Irineu Serra teve uma visão de características mariana, em que um ser espiritual superior lhe entrega a missão do Santo Daime.

 

A história do Santo Daime

Raimundo Irineu Serra nasceu em São Vicente Ferrer, no Estado do Maranhão em 1892. No final da primeira década do século, embarcou para o então Território do Acre para trabalhar nos seringais, onde se estabeleceu próximo à cidade de Brasiléia, na fronteira com a Bolívia. Foi ali que Raimundo Irineu Serra, conhecido pelos discípulos como Mestre Irineu, teve sua iniciação com a ayahuasca (um dos muitos nomes da beberagem), recebendo a missão de uma entidade feminina associada com a Virgem Maria (Virgem da Conceição ou Rainha da Floresta) de expandir a doutrina e utilizar todo o conhecimento nela inserida para a cura.

Mestre Irineu não inventou a ayahuasca, foi antes responsável pela cristianização do seu uso, rebatizando a bebida a partir do rogativo "Dai-me Amor", "Dai-me Firmeza", etc. A nova religião mesclou elementos culturais diversos como as tradições caboclas e xamânicas, o catolicismo popular, o esoterismo e tradições afro-brasileiras.

Na década de 30 inicia seus trabalhos espirituais com um pequeno grupo de seguidores nos arredores de Rio Branco e, com o passar dos anos, viu esse grupo aumentar em tamanho e importância no cenário acreano. Raimundo Irineu Serra faleceu em em 6 de julho de 1971. Após seu falecimento, houve dissidências, sendo a mais famosa, a liderada por Sebastião Mota de Melo, responsável pela expansão da Doutrina para outros estados e países a partir do início da década de 1980.

Em 2006, estimava-se em aproximadamente 10.000 os seguidores dessa doutrina no Brasil e no mundo. Há centros legalmente instituídos em quase todos os estados brasileiros e em países como Espanha e Países Baixos, além de grupos que celebram os cultos em países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela e Portugal.

A doutrina ficou então dividida em duas vertentes principais:

O Centro de Iluminação Cristã Luz Universal (CICLU) - Alto Santo - dirigido pela viúva do mestre, Peregrina Gomes Serra.

O CEFLURIS, fundado pelo Sebastião Mota de Melo, natural de Eirunepé, Amazonas. O Centro Eclético de Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra ( CEFLURIS ) foi registrado em 1974, com sede na cidade do Rio Branco, como um centro espírita estruturado sob a forma de sociedade religiosa sem fins lucrativos, responsável pela organização da Doutrina e pela feitura e distribuição da bebida sacramental utilizada nos rituais.

Inúmeros centros independentes ou não diretamente ligados ao CICLU ou ao CEFLURIS surgiram após a expansão para o resto do país. Um dos mais recentes desdobramentos desta expansão é o surgimento de centros independentes, que promovem sincretismos com a Umbanda, O Espiritismo, o Hinduísmo, etc.

A discussão sobre o uso ritual de substâncias psicoativas como a ayahuasca vem sendo discutida em vários países. No Brasil, a legislação permite o uso ritual, mas o assunto ainda é bastante polêmico.

Liturgia

Nas várias linhas atuais há diversos tipos de trabalhos, sendo considerados trabalhos oficiais da Doutrina os relativos a datas festivas (como São João, Natal), os trabalhos de concentração (realizadas nos dias 15 e 30 de cada mês), os trabalhos de cura como Estrela e São Miguel. Dentro da Linha do Padrinho Sebastião há ainda trabalhos mediúnicos como de Mesa Branca ( leia sobre Umbandaime).

A liturgia do Santo Daime é essencialmente musical e o cerimonial consiste no canto de hinos, acompanhado por instrumentos musicais como violões, tambores, flauta ou teclados, e tradicionalmente pelos maracás. Os trabalhos de concentração e cura são feitos com os participantes sentados em seus lugares (sempre divididos entre homens e mulheres) em volta da mesa central. Porém, na maior parte dos trabalhos ocorre o bailado, em que os participantes executam passos individuais durante a execução dos hinos (também sendo separados os homens das mulheres). São três os ritmos utilizados nas cerimônias Daimistas tradicionais, a marcha, a valsa e a mazurca. Cada ritmo tem seu próprio toque de maracá e seu passo específico. O objetivo é executar os hinos e o bailado com a máxima afinação entre os participantes (a corrente), afim de que se possa atingir um estado de elevação de consciência.

Para participar de uma cerimônia daimista, é necessário usar roupas preferencialmente claras, evitando decotes, bermudas e blusas sem manga. Além disso, as mulheres devem usar saias abaixo dos joelhos. Os Daimistas utilizam um vestuário ritual em suas cerimônias, chamadas "fardas", sendo elas de dois tipos: uma chamada de farda branca e a outra chamada de farda azul, possuindo variações para homens e mulheres. Todo Daimista fardado traz na sua farda sobre o peito esquerdo a estrela de Salomão com a águia e a lua crescente, simbolizando uma visão do Mestre Irineu.

O Santo Daime fora da Amazônia

A "doutrina da floresta" acabou por se expandir pelo Brasil e pelo mundo. Ganhou muitos novos adeptos, incluindo pessoas famosas e de destaque na mídia. Como uma das caracteristicas do Santo Daime é o conceito de Centro Livre, ou seja, o não-dogmatismo e o não-sectarismo religioso, passou a sofrer influencia de diversas tradições espiritualistas e a dar origem a outras vertentes, muitas das quais distanciaram-se muito da doutrina do Mestre Irineu. Ao penetrar em áreas onde era grande a influência de religiões afro-brasileiras, acentua-se as influências negras que já estavam presente em menor escala na doutrina. Influencia a Umbanda também, pois esta passou a utilizar o chá em alguns pontos.

É interessante também destacar que existem diversos cultos espalhados pelo Brasil e pelo mundo que utilizam a ayhuasca como sacramento, como a UDV (união do Vegetal), também proveniente do Acre, sem contar as hordas de "ayhuasqueiros" que utilizam a beberagem de forma independente ou não-ritualistica, e que não devem ser confundidos com o Santo Daime.

Nos grandes centros do país, o Daime passou também a ser praticado por grupos de pessoas que já possuíam crenças alternativas, como as religiões orientais. Portanto o Santo Daime em alguns locais recebeu essas influências, em detrimento de suas origens caboclas. Apesar disso,as linhas autênticas de Daimistas, geralmente ligados ao CICLU e ao CEFLURIS, estão empenhados e compromissados em manter e preservar as tradições do Santo Daime da forma como esta Doutrina foi vertida da floresta para o resto da humanidade.

O Santo Daime como expressão da cultura Popular Brasileira

Os primeiros adeptos do Santo Daime eram pessoas do povo, no Acre. Os caboclos da Amazônia e os nordestinos que migraram para lá naquela época. O Santo Daime é, portanto, uma doutrina que engloba diversas expressões mestiças, sendo a doutrina considerada uma expressão popular brasileira.

O Santo Daime hoje em dia

Diversos centros estão espalhados pelo Brasil, a maioria seguindo fielmente a vertente originada na Amazônia por Mestre Irineu, estima-se que hoje em dia sejam cerca de 15000 adeptos em constante crescimento, e contam com uma organização solidária e sem fins lucrativos. Alguns situados em grandes cidades como São Paulo.(Céu Sagrado,Jardim de Belas Flores, Céu de Maria e Céu da Capela, este ultimo liderado por Padrinho Alexandre.)

Fonte

 Wikipédia

Bibliografia

 Apesar do fato de que muitas informações sobre a doutrina do Santo Daime ser transmitida de forma oral, há alguns livros que contam a história desse culto:

MOTIMER, Lúcio Nosso Senhor Aparecido na floresta s/ed

MACRAE, Edward Guiado pela lua, Editora Brasilense, 1992.

SANTANA, RICARDO J. ARRUDA, CAROLINA Centro Livre - Ecletismo cultural no Santo Daime, All Print.

LABATE, BEATRIZ CAIUBY Reinvenção do uso da ayahuascha em centros urbanos, Mercado de Letras, 2004.




 Escrito por Anderson às 13:54:07
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